
Após três dias de visita à ilha das Dunas, a convite do edil local, José Pinto Almeida, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca fez um balanço positivo da sua estada nesta ilha, ressaltando que a mesma permitiu “conhecer, com muita minúcia, os problemas, os desafios, as dificuldades e as realizações no município”.
Na ilha das Dunas, o chefe do Estado teve um demorado encontro de trabalho com o presidente da Câmara Municipal, José Pinto Almeida, e sua equipa de vereadores, contactos directos e diálogo com as populações de Rabil, Povoação Velha, Estância de Baixo, Sal-Rei, Cabeça dos Tarafes, Fundo de Figueiras, João Galego, Bofareira e Bairro da Boa Esperança.
O mais alto Magistrado da Nação Crioula reuniu-se também com operadores económicos e turísticos, a juventude local e ainda proferiu uma aula aos alunos do 3º ciclo sobre “Democracia e Constituição da República”.
No encontro com os operadores turísticos e económicos, o Chefe do Estado auscultou atentamente as preocupações desta classe e prometeu exercer o seu poder de influência, junto dos responsáveis pelo sector turístico, a fim de que esses problemas sejam solucionados.
“As queixas que aqui ouvi e as avaliações que foram feitas pelo presidente da Câmara levá-los-eis junto do Governo e serei sempre um porta-voz dos interesses dos municípios, sempre que eles sejam razoáveis e legítimos”, assegurou Jorge Carlos Fonseca.
Nesse encontro, quem não escapou as duas críticas dos operadores turísticos e económicos e do próprio autarca boavistanse foi o ministro do Turismo e Energia, Humberto Brito que segundo informações já visitou 9 vezes à China e não tem visitado à ilha mais turística de Cabo Verde.
De acordo com José Pinto Almeida a não vinda do ministro do Turismo à Boa Vista dificulta cada vez mais a resolução dos problemas ligados a este sector. “Não é normal que que a ilha que recebe mais turistas em Cabo Verde, não receba a visita do ministro do Turismo, para fazer justamente o que o Presidente da República está a fazer”, criticou o responsável camarário.
José Pinto Almeida é de opinião que há uma questão de prioridade na ilha da Boa Vista. “Vejam a questão do saneamento, a requalificação urbana, criou-se o fundo do turismo, enviamos projectos e dizem não, nos já financiamos a ponte da Ribeira de água.
“É preciso um comprometimento do Governo com esta ilha, é preciso ter aqui na ilha, uma representação do Executivo, ainda que seja, uma representação sector turístico”, reforçou José Pinto Almeida.
Por sua vez, o Presidente da República acrescentou dizendo, que o principio de Justiça e de e Equidade de repartição dos recursos públicos deve basear-se nestes termos: “se há um município que contribui de forma mais relevante nas receitas do Estado também deve haver um esforço na mesma proporção para que o processo de desenvolvimento deste município continue e possa gerar mais receitas que beneficiam outros municípios e o próprio Estado”.
Entretanto, Jorge Carlos Fonseca considerou que a visita à Boa Vista “foi extremamente útil para se inteirar do processo de crescimento e desenvolvimento da ilha que, em poucos anos, praticamente triplicou a sua população residente e conheceu um boom de promoção do turismo que hoje representa cerca de 38 por cento do destino turístico de Cabo Verde”.
O Presidente da República afiançou que “os contactos intensos, informais, muito calorosos com as populações foram também ricos e sobremaneira amistosos, sendo até nalgumas localidades entusiásticos, como por exemplo em todo o norte da ilha (Cabeça dos Tarafes, Fundo de Figueiras, João Galego e Bofareira)”.
[fancy_images]
[image]https://www.municipiodaboavista.com/boavista-capoverde/wp-content/uploads/2014/05/2014-05-06-foto1.jpg[/image]
[image]https://www.municipiodaboavista.com/boavista-capoverde/wp-content/uploads/2014/05/2014-05-06-foto2.jpg[/image]
[image]https://www.municipiodaboavista.com/boavista-capoverde/wp-content/uploads/2014/05/2014-05-06-foto3.jpg[/image]
[image]https://www.municipiodaboavista.com/boavista-capoverde/wp-content/uploads/2014/05/2014-05-06-foto4.jpg[/image]
[/fancy_images]