De segunda a quarta-feira mais de 60 porcos já morreram na ilha da Boa Vista, mas concretamente na Lixeira Municipal.

A situação torna-se preocupante porque ainda não se sabe ao certo quais as causas dessa mortandade.

De acordo com o delegado do Ministério do Desenvolvimento rural (MDR), na ilha da Boa Vista, João Silva trata-se de uma doença bastante transmissível entre a mesma espécie e que provoca mortes rápidas de elevada morbilidade e mortalidade.

O mais preocupante de momento é que pelas informações, essas carnes estão sendo comercializadas no bairro da Boa Esperança (Barraca), pondo em risco a saúde de muitas pessoas.

João Silva chama a atenção para uma maior fiscalização das carnes de porcos a serem vendidas, realçando que as que não estão inspeccionadas devem ser apreendidas.

O delegado do MDR sublinha que já foram recolhidas as amostras para a análise, sustentando que se pode estar perante uma virose.

Até o momento o número de porcos mortos já ronda os 70 e ao que tudo indica, essa doença ter-se-á iniciada no dia 03 de Março.

Convém frisar que a Autarquia, o MDR, a Delegacia de Saúde e o Comando Regional da Policia Nacional, já estão no terreno, para averiguar a situação e tomar as medidas necessárias.