No dia 13, comemora-se a festa de “Sanantone”, a mais esperada pela comunidade de Povoação Velha.
A programação arrancou no dia 29 de maio, com alvorada de tambor e com diversas atividades que decorreram durante duas semanas, como desportivas e culturais, jogos tradicionais, serenatas, pratos tradicionais da ilha e concertos musicais.
O evento foi realizado pela comissão organizadora, em parceria com a Câmara Municipal, Zack live e a CVMóvel, sob o lema “Resgatando tradições”.
Quanto à apreciação das festividades, Leniza Lopes, delegada municipal, fez um balanço positivo da festa de “Sanantone” deste ano, sendo que a maioria das atividades previstas foram realizadas.
“Houve bom engajamento da população. Para o próximo ano vamos organizar melhor, de modo a continuar a resgatar as nossas tradições”, concluiu, aproveitando para agradecer à comissão organizadora, aos parceiros e a todos que ajudaram para que fosse possível realizar a festa tradicional da localidade da Povoação Velha.
À noite foram homenageadas a antigas cantadeiras desta localidade, que contribuíram para o desenvolvimento do povoado e da cultura local.
O momento foi aproveitado ainda para a entrega de prémios aos vencedores dos jogos tradicionais, desportivos e concerto musical.
“Festa de Sanantone resgatando tradições”.