A Câmara Municipal de Boa Vista acaba de receber um contentor com vários equipamentos e materiais destinados ao saneamento e ambiente e ao pessoal afeto a estes setores.

Os equipamentos custaram à tesouraria municipal o montante de 7.800 mil contos, incluindo todas as despesas. A encomenda inclui Equipamentos de Jardinagem, Contentores de Lixo e Papeleiras; Equipamentos Individuais.

Este investimento está enquadrado no programa municipal da atual equipa camarária que visa melhorar o estado sanitário, cuidar da saúde pública, do ambiente e saneamento, para promover o bem-estar, a qualidade de vida e o maior ativo da ilha que é o turismo, e, principalmente, valorizar os trabalhadores.

No ato de entrega que aconteceu esta manhã, no Pavilhão Desportivo do Seixal, o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Cláudio Mendonça, relembrou que quando assumiu as suas funções, em novembro de 2020, constatou que o pessoal de saneamento estava desmotivado, desprovido qualquer tipo de equipamento de proteção individual, os materiais de trabalho em maus estados, os contentores velhos, obsoletos e insuficientes, e os carros de lixo avariados e insuficientes. Por isso, decidiu-se fazer um enorme investimento para a melhoria de condições de trabalho.

O Presidente frisou ainda que na primeira reunião realizada com a equipa de ambiente e saneamento, a 17 de fevereiro, deixou a promessa de melhorar as condições de trabalho do pessoal, promessa essa que já começou a efetivar-se com este investimento. Mas já em março a Câmara Municipal avançou com a atribuição do subsídio de 25% sobre o salário para todo o pessoal que labora nestes setores, culminando-se, hoje, 29 de maio, com a entrega de cerca de 113 KITs e EPIs, contendo, batas, fatos de macacos, óculos, máscaras, coletes refletores, botas etc. aos colaboradores de saneamento.

“Foi um grande esforço feito com o objetivo de termos o nosso pessoal motivado e a trabalhar com dignidade”, disse o Presidente durante a sua intervenção. E garantiu que esta equipa vai continuar a trabalhar para melhorar cada vez mais as condições de trabalho do pessoal de saneamento e de todos os colaboradores da Câmara Municipal.

O Presidente aproveitou ainda para informar a todos os presentes os esforços que a nova equipa tem vindo a fazer para melhorar o saneamento na ilha, nomeadamente a reparação de um camião de lixo – IVECO – parado há quase 5 anos, ainda não totalmente concertado, mas já a circular, bem como a reparação de outro camião de lixo – VOLVO – ainda em conserto. A situação do saneamento era de tal ordem caótica que a Câmara Municipal da Boa Vista teve que pedir apoio de um camião de recolha de lixo à Câmara Municipal da Praia, tendo esta respondido prontamente, o que veio a melhorar substancialmente o setor desde abril a esta parte.

São medidas que vão reforçar os serviços de saneamento e ambiente, enquanto se aguarda a chegada de um camião de lixo, novo, cujo processo de aquisição poderá fechar-se já em junho, com a chegada da viatura.

Segundo o Presidente é responsabilidade de todos nós transformar Boa Vista, porque Boa Vista é a nossa casa, é onde vivemos e não podemos deixá-la suja, apelando ao apoio de todos para uma Boa Vista Limpa!

Por sua vez a Diretora do Ambiente e Saneamento, Jesemine da Graça, considerou oportuno a aquisição dos equipamentos e dos materiais pois mostrava-se necessário e ainda apelou aos colaboradores a fazerem um bom uso, pois a “Câmara fez um enorme esforço para que hoje pudessem estar todos bem equipados, por isso é necessário valorizar e cuidar dos vossos EPI”, disse.