O evento é o reconhecimento da Câmara Municipal da Boa Vista em relação ao relevante e nobre contributo que os emigrantes da ilha, “fidjs d’terra”, vêm dando em prol do desenvolvimento da nossa querida Bubista.

Presidido pelo presidente da Câmara, Cláudio Mendonça, serviu para a socialização do Estatuto do Investidor Emigrante, com os emigrantes em férias na ilha, vinculando-se ao lema “BUBISTA É DMEU, DBOSSA E DNÔS EMIGRANTE.

No seu discurso de abertura o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença dos emigrantes e destacou o importante papel que desempenham no processo de desenvolvimento da Boa Vista, enquanto parceiros incontornáveis na construção do bem estar social, na promoção de investimentos privados e na produção de rendimentos para muitas famílias, não só em termos de apoios familiares, mas também em forma de emprego. 

A vereadora responsável pelo pelouro de Comunidades Emigradas e Imigradas, Fabienne Oliveira, também usou da palavra para afirmar que, tendo sido também emigrante, conhece muito bem os desafios e as preocupações dos emigrantes, concluindo que está sempre disponível, no quadro das suas responsabilidades públicas locais, para ajudar e responder aos seus anseios e preocupações, focalizada na procura das melhores soluções para ambas as partes – emigrantes e o município. 

A Câmara Municipal aproveitou para partilhar com a plateia um vídeo que retrata o lado mais sombrio da ilha, aquele que normalmente não muito divulgada, mas que não deixa de ser a nossa vivência coletiva, o que prendeu durante minutos a atenção dos emigrantes, e foi notório a preocupação e tristeza nos olhos de muitos presentes. 

Foi também partilhado mais um vídeo das ações desenvolvidas durante esses 9 meses da nova equipa camarária, o que acendeu as expetativas e esperanças que dias melhores virão. 

Nessa sequência, seguiram-se várias intervenções, focando diretamente setores como saúde, educação, segurança pública, fiscalização, saneamento, economia, empreendimentos, descentralização, normas alfandegárias, entre outros. 

A socialização do Estatuto do Investidor Emigrante ficou a cargo da Gestora da SDTIBM, Dra. Edna Tomar, sendo o momento de maior proximidade, emoção, diálogo nesta quadra de comemoração da semana do Emigrante. 

Por fim, o Presidente, juntamente com  Gestora da SDTIBM, Dra. Edna Tomar, Representante da Alfandega da Boa Vista, Dra. Júlia Ramos e o Diretor da Enapor, Hélio Monteiro responderam às questões, preocupações, de forma passiva, mostrando-se satisfeitos face à participação ativa dos emigrantes que se fizeram presentes no evento.