Requalificação de Sal-Rei vai custar 230 mil contos

2014 07 01 Projecto Requalificação Praia Diante

Requalificação de Sal-Rei vai custar 230 mil contos

José Pinto Almeida está determinado em arrancar com as obras do projecto de requalificação de Sal-Rei, orçadas em 230 mil contos, cujo projecto foi apresentado aos munícipes, durante as festas do Dia do Município e Santa Isabel, 2014.

A apresentação do projecto foi conduzida pelos arquitectos Victor Cardoso e Gersílio Lima, dois filhos desta terra, numa sala repleta de público, que quis acompanhar o sonho desta autarquia em transformar a cidade de Sal-Rei, o coração da ilha, que passa ainda por requalificar toda a sua orla marítima.

Uma apresentação que emocionou há muitos, que almejam em breve ver o projecto materializado.

A autarquia garante que vai dar início às obras ainda neste mandato, esperando contar com o financiamento do Governo, afinal trata-se de uma ilha que tem um grande peso na economia nacional, e merece ter parte do que produz, no investimento local.

O projecto conta já conta com parceiros interessados, mas vai José Pinto Almeida tenciona mobilizar novos investidores.

A par disso avançou que o embaixador da China já se mostrou interessado em apoiar este plano.

Por outro lado, José Pinto Almeida revelou que a autarquia vai solicitar a autorização da Assembleia Municipal para contrair um empréstimo de 100 mil contos junto a banca, para arrancar com esta infra-estrutura.

O projecto já foi também apresentado aos potenciais investidores, nomeadamente o grupo de empresários do Dubai, aquando da visita da vereadora do Turismo e do Administrador da SDTIBM àquela cidade dos emirados árabes.

O projecto acaba de ser enviado a vários Ministérios no sentido de disponibilizar o respectivo co-financiamento, para que se possa dar início à sua execução. Pois trata-se de intervenções imperiosas para o nível de desenvolvimento que a ilha está a atingir, bem como de necessidades advenientes do incremento da população residente e dos milhares de turistas que demandam a nossa ilha.

O projecto de requalificação da cidade de Sal-Rei que estende desde a zona de Feirantes até a orla marítima de Santa Bárbara, contempla espaços verdes, duas unidades hoteleiras, redes viárias, praças, restauração, e alargamento do espaço pedonal.

Os arquitectos explicaram que é possível trazer hotéis para o centro da cidade, de forma que a população possa vir a usufruir, directamente, do fluxo turístico.

O plano verde enquadrado no esboço passa pela criação de um viveiro municipal para dar resposta a melhoria em termos ambiental.

A requalificação enquadra ainda outras infra-estruturas modernas, que vão transformar a capital administrativa da ilha, num lugar aprazível e esteticamente irresistível a uma visita de longas horas.

O autarca disse que trata-se de um projecto viável e capacitado para revolucionar toda a dinâmica da ilha da Boa Vista.