Município de Zocca quer ajudar os produtores a melhorar os seus queijos

Agricultura Pesca E Pecuária

Município de Zocca quer ajudar os produtores a melhorar os seus queijos

O Município de Zocca vai criar projectos comuns com a sua congénere de Boa vista, com os olhos postos na Agricultura e melhoria da qualidade de produção do queijo.

Num primeiro encontro com o delegado do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Silva e a comitiva de Zocca, ficou a intenção de uma possível colaboração, tendo como área de interesse a agricultura, a produção de pastagem, a pecuária e a silvicultura.

A comitiva da Zocca comprometeu-se em enviar à ilha da Boa Vista em meados de Fevereiro, um técnico de escola agrária para avaliar essas intenções.
Os representantes de Zocca afirmaram que existe muitas semelhanças entre estes dois municípios, razão pela qual a colaboração trará benefícios para ambos os lados.

A nível da Agricultura tenciona-se um intercâmbio entre os técnicos da escola Spallanzani de Zocca, a maior dessa região, e os agricultores da ilha da Boa Vista, bem como os estudantes locais.

A Zocca quer conhecer quais as matérias-primas advenientes de plantações, que a ilha dispõe e também a nível da agricultura.

O município italiano quer passar à Boa Vista a sua experiência em como aproveitar essas matérias-primas, nomeadamente babosa, uma planta com grande potencialidade e as transformar em produtos a serem comercializados.

Rita Zironi, a líder da comitiva, sustenta que a ilha deveria ter uma loja e comercializar os seus próprios produtos.

A pecuária, sobretudo a criação de caprino e a comercialização de carnes são outras áreas de interesse de Zocca, que também quer ajudar os produtores locais a melhorar a qualidade de produção de queijo, para poderem introduzi-lo no mercado, já a com a certificação.

João Silva disse que a delegação do MDR está aberta a possíveis parcerias, realçando que essa entidade precisa formar pessoas para terem conhecimento e aplicá-los de forma produtiva e rentável.