MDR investiga morte de mais de seis dezenas de porcos na Boa Vista

2015 03 20 Porcos

MDR investiga morte de mais de seis dezenas de porcos na Boa Vista

De segunda a quarta-feira mais de 60 porcos já morreram na ilha da Boa Vista, mas concretamente na Lixeira Municipal.

A situação torna-se preocupante porque ainda não se sabe ao certo quais as causas dessa mortandade.

De acordo com o delegado do Ministério do Desenvolvimento rural (MDR), na ilha da Boa Vista, João Silva trata-se de uma doença bastante transmissível entre a mesma espécie e que provoca mortes rápidas de elevada morbilidade e mortalidade.

O mais preocupante de momento é que pelas informações, essas carnes estão sendo comercializadas no bairro da Boa Esperança (Barraca), pondo em risco a saúde de muitas pessoas.

João Silva chama a atenção para uma maior fiscalização das carnes de porcos a serem vendidas, realçando que as que não estão inspeccionadas devem ser apreendidas.

O delegado do MDR sublinha que já foram recolhidas as amostras para a análise, sustentando que se pode estar perante uma virose.

Até o momento o número de porcos mortos já ronda os 70 e ao que tudo indica, essa doença ter-se-á iniciada no dia 03 de Março.

Convém frisar que a Autarquia, o MDR, a Delegacia de Saúde e o Comando Regional da Policia Nacional, já estão no terreno, para averiguar a situação e tomar as medidas necessárias.