Ligação de energia eléctrica para Povoação Velha

Gua E Energia

Ligação de energia eléctrica para Povoação Velha

A edilidade da ilha da Boa Vista vai comparticipar com quatro milhões, quinhentos e noventa e quatro mil e trezentos e trinta e dois escudos (4.594.332$00), na ligação de energia eléctrica 24h, para a aldeia de Povoação Velha.

Esse montante disponibilizado pela autarquia é fruto de um contrato de Regularização Encontro de Contas, a ser assinado, na quinta-feira, 19, pelas 15h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, entre o presidente da Câmara Municipal, José Pinto Almeida e as empresas de Águas e Energia da Boa Vista (AEB) e Bucan, Construções e Imobiliárias, S.A.

Salienta-se que a falta de energia eléctrica 24horas, na localidade de Povoação Velha representa um enorme constrangimento para os moradores e um grande entrave no desenvolvimento local.

Essa problemática também representa um custo exorbitante ao cofre da autarquia que gasta mensalmente cerca de 600 contos, para assegurar o fornecimento de energia eléctrica, que é feito através de um gerador até a meia-noite.

Para minimizar o impacto negativo nesse povoado e pôr cobro aos constrangimentos vividos na pacata aldeia, o valor recebido pela Câmara vai ficar como comparticipação na ligação de energia eléctrica à zona de Povoação Velha, o que corresponde a 39,98% do orçamento global dessa obra, que está orçada em quase 10 milhões de escudos (9.950.000$00) e que vai ser executada pela AEB, devendo ficar pronta em finais de Junho de 2015.

Embora o fornecimento de energia é da responsabilidade do poder central, o poder local da ilha da Boa Vista está a trabalhar arduamente para não deixar à população a viver a amargura da escuridão e as consequências da falta de energia eléctrica.

No forte engajamento tem conseguido fornecer regularmente, a energia eléctrica até meia-noite e agora não poupa esforços para ver a energia eléctrica 24 horas nesse povoado.

A semelhança de Povoação Velha, o fornecimento de energia eléctrica na localidade de Bofareira (12 horas) é também assegurada pela autarquia.

O fornecimento de energia 24 horas em Povoação Velha, Boa Vista, está para breve
fonte: RTC – Jornal da Noite de 21 Fev 2015