José Silva levou nome de Mira a Cabo Verde

Desporto

José Silva levou nome de Mira a Cabo Verde

Conforme noticiado no dia 21 de Setembro pelo Jornal Mira Online , João Silva, atleta de eleição que vive na Praia de Mira, esteve recentemente em Cabo Verde a ministrar uma formação de MÉTODOS ESPECÍFICOS DE TREINOS DE CORRIDAS.

Durante uma semana, João Silva teve tempo, para além de desfrutar da paisagem paradisíaca da Ilha da Boa Vista, de dar formação a alguns atletas que estão, através da sua orientação, a crescer cada vez mais no panorama daquele país de África, e também projetar em entrevista na rádio local, as condições (ou falta delas) do desporto local.

Ao ser recebido pelo Presidente da Câmara da Boa Vista, José Pinto Almeida, o formador deu todas as informações necessárias, na sua ótica, para a evolução gradual do desporto e, especificamente, do atletismo, por lá.

Tudo isto faz parte de um projeto de médio-longo prazo, que visa implementar 1 escola de atletismo, e criar um intercâmbio que possa, eventualmente, trazer alguns atletas de Cabo Verde para Portugal, a fim destes conhecerem a realidade existente no atletismo, por cá. Aliás, este é um “sonho” deste ex-atleta: montar uma escola de atletismo no Concelho de Mira, o que viria – certamente – trazer uma mais-valia muito grande para toda a região da Gândara.

Ao ser questionado sobre que impacto a entrevista que deu, possa vir a repercutir na atualidade daquela ilha e daquele país, João Silva afirmou “que o impacto foi grande e será ainda maior no futuro”, pois a intenção passava, e passa, pela angariação de patrocinadores (essencialmente a hotelaria, já que a região vive em muito, do turismo), com o intuito de criar as tais “condições necessárias” para o sucesso dos atletas.

“Não é fácil”, diz João Silva: faltam materiais, motivação dos próprios atletas, parcerias e uma “cultura” empresarial, que crie formas de diminuir os obstáculos atuais.

Mas, João Silva não desiste! Pretende lá voltar em Janeiro próximo, para enfrentar “de peito aberto” as dificuldades, e “dar a cara” pelos atletas que lhe foram confiados.

Não é a primeira – longe disso – dificuldade que enfrentou no desporto. E, como sempre fez… retoma o fôlego e arranca para a próxima etapa, cujo objetivo é chegar ao final e sentir que deu tudo de si… e conquistou mais uma vitória!

fonte:http://miraonlinejornal.wordpress.com/2014/10/07/joao-silva-levou-nome-de-mira-a-cabo-verde/