Governo assina protocolo com Câmara da Boa Vista e SDTIBM para execução do plano de acção na ilha

Site

Governo assina protocolo com Câmara da Boa Vista e SDTIBM para execução do plano de acção na ilha

Governo assina protocolo com Câmara da Boa Vista e SDTIBM para execução do plano de acção na ilha

 

A ministra das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território, Eunice Silva, assinou segunda-feira, em Sal Rei, um protocolo com a Câmara Municipal da Boa Vista e a SDTIBM para a execução do plano de acção para a ilha.

 Segundo a governante, este plano, cuja implementação arranca no início de próximo ano, contempla a reabilitação de espaços urbanos, reabilitação de casas de famílias carenciadas, infra-estruturação, nomeadamente estradas, saneamento, água e energia e assentamentos informais.

“Assinamos um compromisso que, basicamente, vão nortear o nosso trabalho e esse protocolo vai ser traduzido num plano de acção que deverá arrancar no início do próximo ano para concepções das soluções, seguido da execução dos trabalhos”, explicou Eunice Silva, adiantando que o foco principal será o bairro de Boa Esperança e o Largo de Santa Isabel.

O protocolo com a edilidade boavistense e a Sociedade de Desenvolvimento do Turismo Integrado da Boa Vista e Maio (SDTIBM) aconteceu na presença de uma equipa técnica de Portugal, liderada pela secretária de Estado português do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, que efectuou uma visita de 24horas a esse Município.

Essa equipa poderá, através de uma parceira, assistir o Governo de Cabo Verde durante o período da concepção das soluções que pretende apresentar à Boa Vista.

O objectivo do Governo, conforme salientou a ministra Eunice Silva, é dotar a ilha de infra-estruturas, serviços e equipamentos que permitam a população residente viver em condições dignas e qualificar a ilha para o desenvolvimento de um turismo sustentável.

Salienta-se que durante a visita, a delegação da Secretária do Estado para o Ordenamento do Território e Conservação da Natureza de Portugal acompanhada de uma de uma equipa do Ministério de Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação liderada pela ministra, Eunice Silva visitaram o bairro de Boa Esperança, as zonas com novas habitações clandestinas, a lixeira Municipal e as estradas da ilha.
O objectivo é analisar a situação da ilha e consequentemente fazer a união de esforços e a busca de parcerias em prol de alguns projectos para a requalificação da cidade de Sal Rei e do desenvolvimento do Município no seu todo.