Embaixador do Senegal satisfeito com a integração dos senegaleses na ilha da Boa Vista

Emigração E Comunidades Imigradas

Embaixador do Senegal satisfeito com a integração dos senegaleses na ilha da Boa Vista

Uma delegação senegalesa chefiada pelo seu Embaixador acreditado em Cabo Verde, Mr. Mamadou Makhtar esteve na ilha das dunas, onde abordou com o autarca local, José Pinto Almeida, a situação dos seus conterrâneos residentes nesta ilha.

A comitiva senegalesa integra ainda a responsável pelos assuntos consulares Mme. Nené Touré e um representante da Alfândega em missão de serviço em Cabo Verde.

O Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista realçou mais uma vez a importância dos imigrantes no processo de desenvolvimento da ilha, a problemática do bairro Boa Esperança, onde reside a maioria dos imigrentes africanos nesta ilha, tendo convidado o Embaixador do Senegal, para uma visita oficial à Boa Vista ainda no decorrer deste ano.

José Pinto Almeida manifestou ainda o interesse em dar continuidade ao processo disponibilização de vagas em universidades senegalesas aos jovens da Boa Vista, iniciado em meados da década de 2000, através do Ministério da Juventude do Senegal.

Por seu turno, Mr. Mamadou Makhtar reconheceu a atenção que o município da Boa Vista e o próprio autarca local têm dado à comunidade senegalesa aqui residente e afiançou a possibilidade de se estabelecer uma geminação entre a Câmara Municipal da Boa Vista e um município senegalês.

Relativamente aos senegaleses na Boa Vista, o Embaixador manifestou grande preocupação, quanto à situação de ilegalidade em que vivem no bairro Boa Esperança, o que não lhes permite renovar a autorização de residência pelo facto de não terem um documento comprovativo de arrendamento de casa, bem como facturas de água e luz que são exigidos no processo de renovação.

Além da visita à autarquia, do Embaixador encontrou-se com a comunidade senegalesa, que conta com cerca de 250 pessoas residentes no município, para auscultar os seus problemas, sugestões e desafios que encontram na ilha.