Edil boavistense participa nas XII Jornadas Autárquicas em Madeira

José Pinto Almeida

Edil boavistense participa nas XII Jornadas Autárquicas em Madeira

O Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, José Pinto Almeida estará na ilha da Madeira, para participar nas XII Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde, que decorrerão de 10 a 12 de Julho.

As XII Jornadas Autárquicas decorrem sob a temática “O novo paradigma de desenvolvimento dos municípios, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio” e enquadra-se no projecto de JARUP II – Jornadas Autárquicas sobre Política de Desenvolvimento Sustentável, aprovado no âmbito do programa de Cooperação Transnacional MAC 2007-2013.

O projecto JARUPII é um projecto que pretende, essencialmente, promover a cooperação entre os municípios das regiões ultraperiféricas da União Europeia (RUP’s).

O projecto prevê, no âmbito da Confederação de Municípios Ultraperiféricos (CMU), o estreitar de relações entre as autarquias para que se construa uma plataforma consistente e permanente de defesa dos interesses das populações destas regiões.

Durante essas Jornadas Autárquicas vão ser debatidas o novo período de programação 2014-2020: Que Estratégia da Europa para os Municípios das RUP, o papel dos Municípios na implementação das políticas de coesão territorial e as Estratégias de Cooperação Transnacional 2014-2020.

“As Jornadas Autárquicas são o ponto, por excelência, para o intercâmbio de experiências e problemas que concernem os municípios das RUP’s, sendo desta forma o ponto forte do projecto, onde serão tratados diversos temas de interesse das autarquias.