Dia Internacional da Juventude

Diain TAB

Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude foi instituído pela Assembleia Geral da ONU. Comemora-se a 12 de Agosto, este ano sob o lema “Juventude e participação cívica”.

A participação cívica dos jovens tem sido uma das grandes preocupações manifestada pelas diversas instituições.

Os jovens devem assumir, cada vez mais, como agentes de mudança, pois frente aos desafios apresentados pelo país é preciso juntar esforços, ganhar confiança e acreditar.

Temos que ser cada vez mais exigentes, em primeiro lugar com nos mesmos, nossos resultados, nossas atitudes, nossas abordagens e depois procurando exerce-la nas mais diversas áreas de intervenção económica, social, política e cultural, com respeito, responsabilidade e sentido pleno do exercício da cidadania cujo objectivo primordial é o bem comum.

A juventude tem estado no centro das atenções da Câmara Municipal. Trabalhamos na promoção e apoio à educação dos jovens, por forma a que estes sejam plenamente integrados na sociedade.

Anualmente atribuímos um subsídio considerável para pagamento de propinas aos estudantes universitários. De igual modo a autarquia assegura anualmente o transporte escolar aos jovens de todos os povoados e estudantes do liceu.

Criou-se uma rede de Centros de Juventude que esta a ganhar uma nova dinâmica.

Os centros estão a ser, novamente equipados com materiais e equipamentos informáticos no valor de quase dois mil contos.

O nosso objectivo é, juntamente com associações juvenis e grupos organizados apresentar mensalmente uma agenda de actividades para cada centro local.

O Centro de Juventude de Sal Rei ganhou novas valências, nomeadamente com a instalação da Incubadora do Turismo da Boa Vista. Um projecto de apoio empresarial em parceria com a ADEI.

No âmbito da promoção do empreendedorismo jovem temos disponível um gabinete de apoio ao empreendedor, uma linha de financiamento e anualmente, atribuímos o prémio jovem empreendedor e o prémio projecto de negócio criativo e inovador.

Criamos uma Rede Municipal Jovem, constituída por associações e grupos organizados, como forma de os apoiar, concedendo-lhes um conjunto de benefícios.

Como forma de apoiar os jovens na concretizar do sonho da casa própria, a CMBV apoia a juventude na construção da moradia própria.

No âmbito da promoção do desporto, temos apoiado os grupos de malta, os clubes federados e não federados com materiais e equipamentos desportivos.

Anualmente atribui-se um subsídio aos clubes federados e associações desportivas, além de promover diversas competições ao longo do ano. Como forma de reconhecer o mérito, premiar a excelência e incentivar a prática desportiva temos realizado anualmente a gala do desporto.

Brevemente iremos inaugurar uma das mais modernas infra-estruturas desportivas do país, o polidesportivo de Sal Rei.

Está-se a ultimar os preparativos para mais um fórum da Juventude, este ano na localidade de Fundo das Figueiras sob o lema “Seja um jovem activo, faça a diferença!”. Temas como a cidadania e a democracia, a participação social dos jovens e o empreendedorismo serão debatidos durante o fórum.

Temos a consciência que muito mais há por fazer e estamos comprometidos com a promoção de políticas integradas e inclusivas para a juventude, em que todas as vozes serão ouvidas e estarão envolvidas de forma significativa.

Juntamente com as várias associações juvenis e grupos de jovens queremos ter uma agenda municipal para a juventude, incentivando deste modo a participação cívica dos jovens na vida do concelho.

A Vereadora do Empreendedorismo, Juventude e Formação Profissional

Iva Livramento