Dia de África assinalado na ilha da Boa Vista

Diadefrica

Dia de África assinalado na ilha da Boa Vista

No dia 25 de Maio celebra-se o Dia da África e na Boa Vista a efeméride não vai passar despercebida.

A Câmara Municipal, em parceria com os representantes da Plataforma das Comunidades Africanas na Boa Vista organizam várias actividades para celebrar essa data, que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.

A celebração inicia no dia 22, com a projecção de um filme relacionado com o continente africano.

A exibição do filme acontece pelas 18 horas, no Centro da Juventude de Sal Rei.

Na Rádio Comunitária está prevista realização de um programa no dia 25, das 11H00 às 12H00, onde representantes de cinco países vão falar sobre a sua comunidade na Boa Vista, motivações, vivências e perspectivas.

No dia 25, pelas 18 horas, acontece no Centro de Juventude de Sal-Rei uma palestra sobre a “História da Boa Vista contada através da Música”, com o professor da Escola Municipal de Música e autor da pesquisa “Mornas da Boa Vista”, José Carlos Mosso.

Durante esta sessão, os participantes vão conhecer melhor a história e a cultura da terra que os acolheu.

A União Africana, que actualmente designa a Organização da Unidade Africana (OUA), fundada em 1963 na reunião de chefes de Estados africanos em Adis Abeba, baseia-se no modelo da União Europeia de ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento na África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África.

Na sequência, a ONU instituiu, em 1972, o dia 25 de Maio como Dia da África.