Desporto marca início das festas do Município e de Nha Santa Isabel

Outdoor Print800x300ultimo

Desporto marca início das festas do Município e de Nha Santa Isabel

Já está em curso as actividades das festas do Município e de Nha Santa Isabel 2015. Este ano, o tradicional baile popular deu lugar a três dias de espectáculos musicais, com Tabanka Djazz como cabeça de cartaz.

As actividades iniciaram-se a 06 de Junho com o torneio de Futsal e prolongam até o dia 05 de Julho com a entrega de troféus para os vencedores das diversas competições realizadas por essa altura.

Como é habitual a programação inclui várias actividades que vão desde a vertente desportiva, cultural, religiosa e social.

Na linha do Desporto estão previstos torneios de futebol sub-17, futsal masculino e feminino, inter-povoações, futebol 11 com comunidades africanas e futebol 11 feminino.

Outras modalidades como basquetebol, andebol, voleibol de praia para os rapazes e raparigas, atletismo, jogos de ringue, tacada, bisca, uril e dama fazem parte do calendário de comemoração das Festa do Município 2015.

A Natação, a tradicional regata, corrida de burro e a prova do hipismo fazem jus as actividades desportivas.

A nível cultural celebra-se no dia 13 as festas de Santo António, na localidade de Povoação Velha.

No dia 15, os vencedores da 2ª edição do concurso “Comunidade Criativa” vão receber os seus galardões e no dia 19, pelas 19 horas, no polivalente Djidjung realiza-se a finalíssima da Gala dos Pequenos Cantores da ilha.

No dia 23 todo caminho aponta para a localidade de João Galego, para celebração das festas de São João, no dia seguinte faz-se um percurso a aldeia vizinha de Fundo das Figueiras para as actividades em honra ao mesmo Santo padroeiro da zona norte.

Já no dia 25 é a vez das celebrações de San Jonzinho no povoado de Cabeça dos Tarafes.

A nível cultural está prevista no dia 25 de Junho, uma palestra sobre “Industriais Culturais e Criativas: O desafio da internacionalização da Cultura cabo-verdiana” a ser proferida pelo sociólogo e artista plástico cabo-verdiano, Abrão Vicente.

Nesse mesmo dia o grupo Unissom vai receber equipamentos de som oferecidos pela autarquia local.

Fazem parte da programação cultural diversos espectáculos e shows musicais, apresentação de livro, Miss Município, palestras, conferencias, noite de violinos e de guitarra, teatro com o grupo Juventude em Marcha, feiras, brincadeiras tradicionais, serenada a Santa Isabel, Lumenara, concurso “Rua mais bonita em honra a Santa Isabel”, exposição de pinturas e o habitual almoço popular.

O tradicional baile popular, este ano deu lugar a três dias de espectáculo musical com artistas da casa e internacionais nomeadamente Tabanka Djazz.

O objectivo é proporcionar diversão a todos e dinamizar a economia local.

Ainda, por ocasião das festividades do Município, o Presidente da Câmara Municipal José Pinto Almeida vai proceder á inauguração de 23 casas de banhos distribuídos um pouco por toda a ilha, jardim e parque infantil de Bofareira, ligação de rede domiciliária de água, e entrega de 04 habitações sociais.

Enquadrada nas actividades religiosas realiza-se todas as quartas, quintas e sexta-feiras do mês de Junho pelas 18horas, peregrinação das famílias com oração de terço e reflexões.

Na igreja paroquial da cidade de Sal Rei estão agendadas, para todas as sextas-feiras, a exibição de filmes sobre a vida dos Santos.

No dia 03, está prevista oração e procissão de velas na capela de Nossa Senhora da Boa Esperança, rumo à igreja paroquial de Santa Isabel.

O dia 04, Dia de Santa Isabel e do Município da Boa Vista, celebra-se o ponto alto das actividades em honra á Santa Padroeira, com uma procissão e santa eucaristia na igreja matriz de Santa Isabel.

No dia 05, o programa é encerrado com uma cerimónia de entrega dos troféus aos vencedores das provas desportivas.