Comité Ambiental promove campanha de limpeza para celebrar Clean Up Day

Praia Limpa Tem Outra Pinta

Comité Ambiental promove campanha de limpeza para celebrar Clean Up Day

O Comité Ambiental da ilha da Boa Vista vai promover no dia 24, a partir das 8h00, uma campanha de limpeza nas praias de David à Chaves e nos povoados do Município, para celebrar o Clean Up Day.

Clean Up Day é uma acção de sensibilização que acontece em mais de 125 países, simbolizando uma união mundial e dedicação em prol de um mundo mais limpo e saudável para a humanidade. Cerca de 35 milhões de pessoas devem sair às praias e rios para participar da campanha. O evento mundial reúne voluntários em tarefas como remoção de lixo (praias-rios).

A acção ocorre na 3ª Semana do mês de Setembro, visa alertar o público sobre os problemas ocasionados pelo lixo descartado nas praias e rios, principalmente o plástico e seus derivados que representam mais de 60% do nosso lixo e não são degradáveis a curto prazo.

A longa vida útil destes materiais devido a baixa taxa de biodegradação tem acumulado montanhas de resíduos sólidos nos oceanos, sendo responsáveis pela morte de diversas espécies da fauna marinha e a degradação dos ecossistemas costeiros que reflectem impactos negativos em vários sectores da economia, que no caso da Boa Vista em especial tem implicações significativas para área do Turismo.

No concelho de Boa Vista a celebração dessa efeméride visa sensibilizar os munícipes sobre os problemas ambientais causados pelo lixo nas praias e alertá-los a não poluir as praias.

A realização dessa campanha pelas praias e povoados conta com o engajamento e a parceria de diversas associações públicas e privadas.