Comité Ambiental da ilha das dunas assinala Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

Cartaz 16 Junho 2015 Ultimo

Comité Ambiental da ilha das dunas assinala Dia Internacional das Tartarugas Marinhas

O Comité Ambiental da ilha da Boa Vista, comandado pela autarquia local, integrando ainda diversas instituições descentralizadas, ONG`s locais, representação da sociedade civil, operadores turísticos e SDTIBM, assinalou ontem, 16, o dia Internacional das Tartarugas Marinhas..

Para marcar a efeméride, foi realizado na localidade de Fundo das Figueiras, diversas actividades como palestra sobre a importância das tartarugas marinhas no ecossistema e medidas de protecção principalmente no período de desova. A palestra foi realizada no Centro de Interpretação Ambiental, seguida de actividades educativas na praça e a projecção do filme “A incrível viagem da tartaruga”.

As tartarugas marinhas são animais migradores conhecidos como “nômades dos mares”. Durante a sua trajectória de vida, as tartarugas marinhas percorrem milhares de quilómetros pelos mares e oceanos mas, sempre voltam as praias onde nasceram para reproduzirem-se.

Cinco espécies de tartarugas marinhas procuram os mares de Cabo Verde para completarem o seu ciclo de vida, Tartaruga Verde (Chelonia mydas), Tartaruga-de-casco-levantado (Eretmochelys imbricata), Olivacea (Lepidochelys olivácea), Tartaruga-parda (Dermochelys coriacea) e Tartaruga Vermelha ou Comum (Caretta caretta), sendo esta a única espécie que nidifica nas praias da Ilha da Boa Vista.

No entanto, todas elas encontram-se em perigo de extinção devido aos vários factores entre eles: caça pela carne, ovos e carapaça, perda de habitat com a ocupação da orla costeira, extracção de inertes e capturas acidentais (redes).

A pesca acidental em grandes barcos de pesca industrial, a contaminação marinha, a ingestão de plástico, o consumo de carne e derivados, colisões com embarcações e a perda de habitat de nidificação devido ao desenvolvimento turístico costeiro, são os principais factores que fazem com que as populações de tartarugas marinhas de todo o mundo estejam na lista de espécies em risco de extinção .

Ainda para assinalar o Dia Internacional das Tartarugas Marinhas, alguns membros representantes do Comité Ambiental da ilha das dunas participaram em directo no programa “Nas Ondas do Ambiente”, veiculado na Rádio Voz de Bubista, em que trataram sobre questões de sensibilização ambiental, actividades do Comité, áreas protegidas e principalmente sobre as homenageadas do dias: as tartarugas marinhas.

As actividades também marcam o início da campanha no período de desova 2015, realizado pelas ONG´s: Cabo Verde Natura 2000; Fundação Tartaruga e BIOS.CV.