Câmara vai entregar mais de 9 mil contos em materiais e equipamentos

2015 02 23 Equipamentos

Câmara vai entregar mais de 9 mil contos em materiais e equipamentos

Enquadrada na política da Câmara Municipal da Boa Vista, no seu bem servir e satisfazer às necessidades dos vários sectores da ilha e consequente da população local, o edil José Pinto Almeida vai proceder no dia 19, pelas 15h30 a entrega de mais de 9 mil contos em equipamentos e materiais para as áreas da Educação, do Social, do Desporto e da Pesca.

A Educação é um dos grandes problemas da ilha da Boa Vista, e neste sentido a autarquia tem feito grandes esforços, para minimizar o impacto negativo neste sector.

Na quinta-feira, o autarca local vai oferecer ao Ministério de Educação e Desporto (MED), através da Delegação do MED na Boa Vista, quase 3mil e oitocentos contos (3.790.860$00) em equipamentos para o Ensino Básico e Secundário, com vista a reforçar a qualidade do ensino na ilha e apostar fortemente na formação/educação dos alunos.

No total serão entregues 10 quadros interactivos, 6 adquiridos pela Câmara no valor de 2.510.220$00 e 04 oferecidos pelo município de Cabeceiras de Basto-Portugal, que é geminada com a Câmara da Boa Vista.

Desses quadros, 8 vão para a Delegação do Ministério de Educação e Desporto na Boa Vista, um para a escola primária do Bairro da Boa Esperança e um para a Escola Francesa.

A Delegação do MED na Boa Vista vai ainda receber para o Ensino Básico mais de mil contos (1.087.900$00) em kits desportivos, nomeadamente 170 bolas para diversas modalidades, cones de sinalização, bombas para encher as bolas, apitos, redes de basket, voleibol e futebol, barreira para atletismo, T´shirts, diversos polos em algodão, etc.

O Liceu da Boa Vista vai ser contemplado com vários materiais para a educação física como 40 bolas para andebol, 20 para voleibol, 10 para futsal, 10 para basket, colete de treino, bomba de enchimento de bolas, compressor eléctrico, apitos, conjunto de equipamentos de futebol (18 camisolas, 18 calções, 20 pares de meias e 2 conjunto de equipamentos de guarda redes) e diversos cones.

Esses equipamentos de educação física custaram quase duzentos mil escudos (192.740$00).

O sector da Pesca também é outra área de forte intervenção da edilidade boavistense.

Na ilha existe uma comunidade piscatória muito considerável e que tem merecido uma atenção especial da Câmara.

A autarquia já adquiriu mais de mil contos (1.170.010$00) em equipamentos nomeadamente 10 GPS Garmin Refª Map 62, 5 GPS Garmin Refª Map 620, 2 GPS Mod.10, 2 Echomap 50s com transductor de popa e 2 sondas, todos a serem entregues no dia 19.

Recorda-se que recentemente os armadores e pescadores do Norte da ilha receberam sondas de pesca, calculados no valor de mais de duzentos mil escudos.

O presidente da Câmara Municipal da Boa Vista continua a trabalhar para garantir o bem-estar dos cidadãos desta ilha e não teme em procurar recursos também para adquirir bens que beneficiam a camada mais desfavorecida.

Atendendo a vários pedidos e solicitações, José Pinto Almeida vai oferecer aos deficientes locomotores, um total de 30 cadeiras de rodas, orçados em 910.800$00.

O Desporto neste Município tem sido uma grande aposta forte da autarquia, que paulatinamente tem introduzido várias estratégias para alavancar este sector em todas as modalidades, incentivando assim a prática regular do Desporto e consequentemente conseguir méritos nessa área.

Todo o desenvolvimento requer investimento, daí que a edilidade tem feito tudo o que está ao seu alcance para introduzir melhorias na prática desportiva nessa ilha.

No dia 19, pelas 15h30, mais de três mil contos em equipamentos vão ainda ser entregues aos Clubes Federados de Futebol, Associações de Boxe, Ciclismo e Atletismo.

Nesta senda de fomentar o Desporto na Boa Vista, a Câmara adquiriu 100 bolas de futebol, no valor de 753.250$00, em que 80 serão distribuídos a 8 Clubes Federados de Futebol, juntamente com quadros tácticos para treinadores.

A Associação de Boxe vai receber equipamentos para esta modalidade, calculados em 710.585$00.

Por seu lado, a Associação de Atletismo vai beneficiar de 576.730$00 em materiais e equipamentos e a Associação de Ciclismo será comtemplada com mais de mil contos (1.187.950$00) em bicicletas e acessórios.

A entrega de todos esses equipamentos/materiais que custaram ao cofre da Câmara mais de 9 mil contos representa o compromisso desta edilidade para com o Município, que mesmo com fracos recursos mobiliza todos os seus esforços em busca de parceria para promover o desenvolvimento local e consequentemente do país.

Câmara Municipal doa equipamentos aos sectores de pesca, desporto e associações comunitárias
fonte: RTC – Jornal da Noite de 20 Fev 2015