Câmara promove palestra sobre VBG

TAB Março Mes De Mulher

Câmara promove palestra sobre VBG

Enquadrada no Março mês da Mulher, a Câmara Municipal promove hoje, 30, uma palestra sobre Violência Baseada no Género (VBG).

O objectivo da palestra é sensibilizar as vítimas para denunciarem os seus agressores e a população em geral a não esconder/ encobrir situação do tipo, já que VBG tornou-se crime público em Cabo Verde.

A edilidade que recentemente assinou um protocolo com Instituto Cabo-Verdiano para Igualdade Equidade do Género (ICIEG), quer ainda trabalhar na prevenção e facilitar as denúncias da agressão.

Esta palestra também envolve a participação da camada mais jovem, no sentido de instruí-la no combate a este flagelo que tem afectado muitas mulheres e destruído muitas famílias.

Segundo dados do ICIEG, o número das vítimas de VBG tem aumentado na ilha da Boa Vista e o bairro da Boa Esperança (Barraca) é onde se regista mais crimes desta natureza e muitos deles chegaram à Casa do Direito através de denúncias.

Por mais que se fale sobre a VBG, ainda há muitos casos que ficam entre as quatro paredes.

A palestra sobre VBG será ministrada pela Drª Filomena Delgado e ocorrerá no período de manhã, no Centro de Juventude de Sal Rei e à tarde, pelas 18h, no Centro Comunitário do Bairro de Boa Esperança.