Comité Ambiental da Ilha da Boa Vista

Comité Ambiental da Ilha da Boa Vista

A sociedade boavistense passou por transformações iminentes desde o início do século XXI. O aumento populacional alicerciado ao desenvolvimento do sector do turismo trouxe grandes oportunidades económicas e sociais mas, paralelamente a isso trouxe também uma ameaça ao maior património da ilha: o ambiente.

Justamente devido a beleza paradisíaca da ilha (dunas, praias extensas de águas cristalinas e biodiversidade marinha e terrestre única que atraí investigadores do mundo inteiro), que foi o factor preponderante para os investidores turísticos elevarem seus olhos empreendedores para as potencialidades da ilha.

Entretanto, a maneira como o turismo vem sendo consolidado na ilha, impõem grandes riscos irreversíveis ao ecossistema local. As exigências legais ambientais para o licenciamento aos operadores são inexistentes, os guias turísticos são pouco qualificados e infelizmente não há fiscalização adequada e permanente para com as questões ambientais.

Com base nestas preocupações, a fim de mitigar os danos ao ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável da ilha, foi constituído o Comité Ambiental da ilha da Boa Vista, que é integrado por representantes activos do:

  • Poder Público Local;
  • Instituições Descentralizadas;
  • Organizações Não-governamentais;
  • Associações Comunitárias de Base;
  • Pequenos Operadores Turísticos.
  • O intuito do presente Comité activo e integrado, é transformar os esforços pontuais e individuais em acções contínuas e colectivas, a fim de unir sinergias no que se refere a protecção, conservação ambiental e a consolidação do turismo sustentável na ilha da Boa Vista.

    Membros do Comité: