Câmara Municipal promove workshop sobre a morna

2014 06 10 Festas Do Municipio Imagem Destaque1

Câmara Municipal promove workshop sobre a morna

O Centro da Juventude de Sal-Rei realiza esta quinta-feira, 26, um “workshop sobre a morna”, no âmbito das festividades alusivas ao dia do município da Boa Vista e de Santa Isabel, que se celebra a 04 de Julho.

Evento a ser ministrado pela jornalista e investigadora musical Gláucia Nogueira, este “workshop” surge num momento em que o país intensifica a sua campanha junto a UNESCO para que a morna possa vir a ser reconhecida como Património Imaterial da Humanidade, enquanto género musical mais conhecido de Cabo Verde, tendo em conta o ponto de vista histórico e cultural na vida dos cidadãos, refere nota de imprensa da organização.

Este “workshop” será moderado pela também jornalista, Andreia Valdigem e antecede a dois lançamentos de livros de autores cabo-verdianos no Paços do Concelho da Boa Vista.

Com efeito, na sexta-feira, 27, o escritor Albertino Graça fará a apresentação pública da sua obra literária “Um Modelo de Gestão para uma Universidade Empreendedora e Competitiva” em cerimónia agendada para as 18.30 horas, para uma hora mais tarde o antigo ministro da Educação, José Luís Livramento, proceder também o lançamento do seu livro “Cabo Verde de uma Economia de Renda para um Modelo de Economia Sustentável”.

Ainda no quadro das festividades, o presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), António Duarte orienta no sábado, 28, um debate sobre “Indicadores e Estatísticas de Desenvolvimento da ilha da Boa Vista”, no mesmo espaço onde será levado a cabo um espectáculo musical de guitarra, envolvendo duetos de artistas locais especializados neste instrumento musical, como é o caso do músico Magala.

De acordo com o programa elaborado pela Câmara Municipal da Boa Vista, o Centro da Juventude de Sal-Rei vai acolher também uma conferência sobre as artes em que Carlos Honra orienta o primeiro painel denominado “Formas de Financiamento do Banco Cultura”.

O artesão Beto Diogo ministra o segundo painel “Artes sobre o ponto de vista de um artesão”, e Wanda Fernandes fecha este ciclo de conferência ao ministrando o tema “Artes na perspectiva empresarial”.

Do programa de actividades culturais para celebrar esta efeméride consta ainda uma série de actividades como “Feira Tradicional da Praça Santa Isabel”, exposição de fotografia e pintura, tetro de “Estátua Viva” com o grupo Nova Casa e espectáculos culturais na praça central.

Entretanto, as actividades culturais culminam na noite de 4 para 5 de Julho com baile de conjunto no polivalente Djidjung, animado pelos artistas Neusa, Michael Montrond e Grace, figuras da nova geração da música cabo-verdiana já consagradas pelos “Cabo Verde Music Awards (CVMA)”, acompanhados pelas respectivas bandas.

Fonte: Inforpress