Câmara Municipal e Delegação do MDR juntos na mitigação do mau ano agrícola na Boa Vista

Ministra Eva Ortet

A ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet chega na sexta-feira, 05 ilha à Boa Vista, onde será recebida pelo presidente da Câmara Municipal, José Pinto Almeida.

Sobre a mesa estará um protocolo de parceria entre Câmara Municipal e Delegação do MDR, no âmbito do “Plano de Mitigação face ao Mau Ano Agrícola” que este ano assolou à ilha das dunas.

Recorde-se que recentemente a autarcia apresentou ao Governo um plano de emergência para mitigar as consequências do mau ano agrícola na ilha, orçado em vinte cinco mil contos.

A situação preocupante da morte dos porcos na ilha é outro assunto da agenda de visita da comitiva da governante que integra ainda a directora da Silvicultura e Engenharia Rural, o director da Agricultura e o director da Pecuária.

A delegação que estará na Boa Vista, de 05 a 08 de Maio agendou uma mesa redonda com o PCA da SDTIBM e o presidente da Câmara Municipal, para discussão da problemática da criação de porcos na Zona Industrial de Sal Rei e analisar as possibilidades de se conseguir um financiamento para o projecto de construção das pocilgas comunitárias.

A comitiva do ministério do Desenvolvimento Rural vai efectuar uma visita à Ribeira de Calhau e apresentar o estudo da sua bacia hidrográfica, reunir com os agricultores e criadores de gado do norte e entregar leitões às famílias beneficiadas no âmbito do projecto “Famílias Vulneráveis”.

Consta da agenda, uma entrega formal da casa de ração para a Associação de Mulheres Cabreiras de João Galego desenvolverem o seu projecto para formação de uma queijaria e espaço para fabrico de produtos agrícolas transformados e visita à estufa do Benito Alvarez.

No dia 07 de manhã, Eva Ortet desloca-se à Povoação Velha para entregar lotes de terrenos e materiais de rega à Associação Varandinha, para implementação do projecto de regadio.

À tarde vai visitar a Ribeira do Rabil e avaliar a situação relativamente ao crescimento de acácias e da possibilidade de se desenvolver um projecto para um melhor aproveitamento da Ribeira.

No dia 08, a delegação regressa à cidade da Praia.