Câmara da Boa Vista adere ao projecto “Família do lado”

Tab Familia Ao Lado

Câmara da Boa Vista adere ao projecto “Família do lado”

Boa Vista é o primeiro Município de Cabo Verde a aderir ao projecto denominado “Família do lado”, realizado em vários países do mundo.

A “Família do Lado” é uma iniciativa que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades imigrantes e sociedade autóctone – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da interculturalidade e da diversidade cultural.

Para isso, uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da Família Anfitriã, como forma de acolhimento do “Outro”.

Os encontros decorrem, obrigatoriamente, no mesmo dia e à mesma hora, em todos os países que se associaram à realização desta iniciativa.

São objectivos da iniciativa:

 A promoção dos valores da interculturalidade, congregando participantes de diferentes origens e fomentando a sua interacção com os autóctones residentes no mesmo concelho, estimulando assim o relacionamento entre culturas;

 A valorização da diversidade cultural enquanto factor de enriquecimento humano e de toda a sociedade;

 A dinamização de novos modelos para a aproximação entre grupos diversos, enquanto contributo para a paz no mundo, sustentado no conhecimento e no diálogo com o “Outro”;

 A prevenção do racismo, da xenofobia e de todas as formas de discriminação, a partir da promoção das relações interpessoais.

Todos os encontros terão lugar no domingo 22 de Novembro de 2015, às 13h, em todos os países que aderem ao projecto.

Salienta-se que o projecto transnacional foi criado na República Checa em 2004, deriva do conceito de “Bairros Inclusivos” e assenta na interacção entre imigrantes e autóctones e na importância do reforço das relações sociais como forma de contribuir para uma integração mais efectiva, eliminando barreiras e promovendo a diversidade cultural.

A iniciativa centra-se na ideia de partilha humana, tendo como protagonistas as famílias.

A autarquia dispõe de um gabinete de apoio ao imigrante e ao longo do ano desenvolve várias iniciativas com o objectivo de promover uma integração plena da comunidade imigrante residente na Boa Vista.

pdf  Ficha de Inscrição em PDF