Câmara celebra dia do Pescador boavistense

Agricultura Pesca E Pecuária

Câmara celebra dia do Pescador boavistense

A Câmara Municipal da Boa Vista instituiu, em 2011, o dia 10 de Março como o “Dia do Pescador Boavistense”, em reconhecimento do valioso contributo que os homens do mar dão à Ilha.

A história da Boa Vista está intimamente ligada ao mar e, consequentemente, à pesca. É por demais reconhecida a importância da classe dos pescadores no Concelho, enquanto motor de um dos sectores mais importantes da ilha, não só para a segurança alimentar como pelos empregos gerados, sejam eles directos e indirectos. É, por isso, evidente que a pesca é um dos sectores socioeconómicos da ilha e que mais tem impulsionado o crescimento e o desenvolvimento do Município.

Os investimentos realizados pela Câmara Municipal nos últimos anos, quais sejam a construção da Casa do Pescador, da Peixaria Municipal, da Escola de Formação de Pescadores (em fase avançada de construção), a oferta de equipamentos e apetrechos de pesca aos pescadores e peixeiras (botes, motores de popa, sondas, GPS, capas impermeáveis, malas térmicas) só confirmam a importância atribuída pela Edilidade ao sector das pescas e às suas actividades conexas.

Convém, no entanto, dar continuidade aos investimentos feitos no sentido de, articuladamente, desenvolver-se acções que potenciem o sector das pescas no seu todo e beneficiem tanto os pescadores como as peixeiras da ilha.

Ciente dessas preocupações, e com vista à comemoração da efeméride, durante o mês de Março, programou-se um conjunto de actividades que decorrerão na Casa do Pescador e na Peixaria Municipal.

O programa de actividades para a Comemoração do Dia do Pescador boavistense, que decorrerá de 5 a 14 de Março, na cidade de Sal-Rei, inclui um vasto leque de acções, que vão desde a realização dos tradicionais jogos de mesa (damas, uril e bisca), cujos vencedores (1ºs e 2ºs classificados) serão premiados pela Câmara Municipal da Boa Vista, um jogo de ringue entre Peixeiras e o Grupo de jovens “Zona 1”, a realização de uma palestra sobre a Segurança Marítima em alto-mar, em parceria com a Delegação da Agência Marítima e Portuária na Boa Vista, a realização de uma capacitação das peixeiras em higiene e segurança alimentar e um almoço-convívio entre os pescadores, peixeiras e o elenco camarário.

O Pelouro da Agricultura, Pesca e Pecuária