Câmara aprova a deliberação que cria o “Espaço Bubista Jovem”

Empreend Juventude E FProfissional

Câmara aprova a deliberação que cria o “Espaço Bubista Jovem”

A Câmara Municipal da Boa Vista acaba de aprovar a deliberação que cria o “Espaço Bubista Jovem” (antigo Centro de juventude de Sal Rei).

O objectivo é proporcionar aos seus utilizadores um espaço de participação, desenvolvimento e intercâmbio entre as associações juvenis, promover e incentivar o empreendedorismo no concelho, através da incubadora de turismo da Boa Vista, bem como a formação profissional através da representação do IEFP na Boa Vista.

O regulamento prevê a criação da Rede Municipal Jovem, constituída pelas associações da ilha inscritas no Serviço de registo das associações.

A autarquia reconhece nas associações juvenis a representação dos interesses dos jovens e da sociedade e ainda as suas parcerias na concretização dos objectivos traçados pelo poder local.

A edilidade constata ainda que as associações juvenis não têm fim lucrativo e consequentemente não têm meios para custear as despesas com a montagem de uma sede ou estruturas de apoio, ou capacidade de auto-sustentarem-se financeiramente, impossibilitando-lhes assim a aquisição e o acesso a equipamentos e a novas tecnologias.

Ciente de que as dificuldades de acesso aos equipamentos dificultam o dinamismo e a execução do plano de actividades das associações, a edilidade da sua competência de apoiar e fomentar o associativismo, criou um espaço de apoio às associações locais, como forma de facilitar o acesso a uso de equipamentos e apoiá-las na implementação dos seus planos de actividades em harmonia com as políticas de juventude.

Face à importância que este espaço irá revestir na dinâmica associativa do Município, foi regulamentada as condições da sua utilização, implementando um conjunto de regras que garantam o respeito e zelo pelas suas instalações e equipamentos, por parte de todos os que a utilizam e seus funcionários, estipulando ainda os critérios para apurar responsabilidades.

O “Espaço Bubista Jovem” é composto por uma área de trabalhos e convívio para as associações do Município da Boa Vista inscritas no SRAMBV-Serviço de Registo das Associações do Município da Boa Vista, fazendo parte da RMJ – Rede Municipal Jovem, e tem como principal objectivo apoiá-las na realização de diversas acções. Ainda no Espaço pode se encontrar uma incubadora de turismo, um gabinete de inserção á vida activa, uma sala para formações e um anfiteatro.