Câmara “abraça” projecto Triplo Salto

Educação

Câmara “abraça” projecto Triplo Salto

Triplo Salto é um projecto educacional inovador que está em acção na ilha das dunas desde 26 de Janeiro de 2013 e foi criado para responder os desafios do advento do turismo.

Trata-se de um projecto que visa conferir a excelência ao ensino na Boa Vista através da transmissão de conhecimento e valores às crianças e desenvolvimento de competências desde o pré-escolar, o primeiro salto, prosseguindo pelo ensino básico, segundo salto e culminando no secundário, terceiro salto.

Nesta fase está implementado em cinco jardins infantis, a envolver crianças desde os quatro anos de idade, centrado nesta altura na educação musical.

Conforme explica o seu mentor, Armando Ferreira, o projecto que tem sido financiado pela Câmara Municipal da Boa Vista e pelos operadores turísticos visa responder às críticas que se ouviam à volta do turismo.

“Ouvia-se muitas críticas. Ah, vêm os turistas abusar das nossas praias e das nossas condições naturais e nada cá deixam. E com este projecto quisemos cortar este discurso e nada melhor que começar pelas crianças e famílias da ilha e fazer a sociedade sentir que o turismo está a trazer algo de bom”, sustentou.

Os parceiros têm assegurado a vinda de professores de Portugal através da Colcheia, projecto lusitano especializado na prestação de serviços pedagógicos.

Esse trabalho até agora desenvolvido está a elevar a qualidade do ensino na ilha das dunas.

Para além da educação musical, o Triplo Salto pretende assegurar às crianças desde o pré-primário o ensino de conhecimentos nas áreas da expressão musical, psico-motora, dramática e plástica, raciocínio lógico-matemático, conhecimento do mundo, comunicação e expressão, desporto, tecnologias de informação e comunicação.

Em articulação com o Ministério da Educação o projecto prepara-se agora para dar o segundo salto, entrando no ensino básico.

O objectivo passa também pela integração de outras disciplinas, nomeadamente filosofia e história de Cabo Verde.