Boa Vista acaba de ser contemplada com uma antena do IEFP

Formação Profissional

Boa Vista acaba de ser contemplada com uma antena do IEFP

A Câmara Municipal da Boa Vista e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram um protocolo de cooperação com vista a uma actuação conjunta no domínio da qualificação profissional e da promoção do auto emprego.

No terreno, para além da autarquia, o IEFP tem como parceiros a ADEI, a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das ilhas da Boavista e Maio e os centros de juventude.

Em 2008 já tinha sido feita uma tentativa de criação de uma antena do Instituto de Emprego e Formação Profissional a funcionar na Câmara Municipal da Boavista, mas a pessoa identificada com perfil para assumir o papel de antena tinha vínculos laborais na administração pública e estava sujeita ao regime de exclusividade.

Seis anos depois, a edilidade e o IEFP assinam finalmente um protocolo de cooperação, firmando a actuação conjunta nos domínios da formação e orientação profissional, emprego e empreendedorismo.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística com uma radiografia do ano 2013, colocam a Boavista no topo da taxa de emprego no país, mas para o IEFP há ainda muitas janelas de oportunidade por explorar e capacidade para aumentar a população economicamente activa.

Na ilha das Dunas as metas do Instituto de Emprego e Formação Profissional passam pela capacitação e promoção do auto emprego.

Fonte: RCV