Arranca no dia 10, a 2ª edição do “Boa Vista Empreende”

Destaque Bv Empreende

Arranca no dia 10, a 2ª edição do “Boa Vista Empreende”

O pelouro de Empreendedorismo dá início no dia 10, as actividades da segunda edição do “Boa Vista Empreende”.

Trata-se de um projecto da edilidade boavistense que pretende promover o empreendedorismo na ilha.

As actividades começam (10-16) com a “Semana Gastronómica da Boa Vista” que tem como objectivo promover a qualidade e a diversidade da oferta gastronómica do concelho por forma a melhorar a oferta turística.

De 10 a 14 está agendada uma formação de gestão de empresas familiares visando a capacitação em gestão destinada a micro empresário ou pequenas empresas familiares, bem como a implementação do projecto “Um dia com um profissional, destinadas aos estudantes do 3º ciclo com o objectivo de lhes proporcionar uma aproximação a vida profissional da área a que pretendem escolher para formação superior.

De 17 a 21 vai acontecer nos povoados e Rabil, Bofareira, João Galego e Povoação Velha, uma palestra sobre empreendedorismo e oportunidades de negócios nessa ilha, com o intuito de despertar o espirito empreendedor nos jovens das localidades fornecendo-lhes ferramentas para trabalharem as suas ideias de negócios.

No dia 22 vai acontecer na rua Pedonal um desfile de moda que tem como objectivo promover e incentivar artesão/lojistas locais na divulgação das suas obras de artes.

Dentro das actividades do “Boa Vista Empreende” estão abertas as inscrições para o “Premio Jovem Empreendedor”.

O premio do Jovem Empreendedor é um outro projecto da Câmara Municipal da Boa Vista, com o apoio da Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), com o intuito de premiar e valorizar jovens empresários em fase de criação ou expansão de negócios.

Outra premiação está relacionada com um concurso de ideias de projectos inovadores e exequíveis, destinado a jovens do 3º ciclo da Escola Secundaria da Boa Vista, com vista a estimular o espirito empreendedor e o investimento jovem na ilha.

Nos dias 21 e 22 está prevista uma palestra “Empreendedorismo e perfil do empreendedor” também destinados aos alunos do 3º ciclo.

Ainda no dia 21 vai ser realizada uma Feira de artesanato e agricultura na praça Santa Isabel, com exposição e venda de produtos artesanais e da agricultura locais, com o intuito de dinamizar e estimular a produção artesanal local e dar visibilidade ao agronegócio na Boa Vista.

No dia 02 de Dezembro, irá decorrer um Workshop “Artesanato com fonte de renda e produto turístico, visando fomentar a produção e escoamento do artesanato local como fonte de renda e produto turístico.

No dia 03, vai acontecer o fórum de empreendedorismos onde se vai debruçar sobre 2 painéis. O primeiro sobre a criação de microempresas, promoção de um turismo sustentável e o segundo sobre o agronegócios e turismo/ Oportunidade de Investimentos.

O fórum será um espaço de debate e apresentações de projectos e programas virados para o empreendedorismo em Cabo Verde com foco nas principais actividades geradoras de rendimento da ilha como turismo, a pesca e o agronegócio.

Ainda nesta lista entra a estreia de 2 programas radiofónicos na Radio Comunitária “Voz de Bubista” intitulado “Empreender com inovação e criatividade” e “Minuto do Empreendedor”.

Esses espaços radiofónicos visam divulgar os programas de apoio ao empreendedorismo de diversas instituições, programas de apoio as empresas, actividades desenvolvidas no âmbito da promoção do empreendedorismo, bem como divulgação de empresas locais exemplos de sucessos, inovação e criatividade e do fundo de financiamento Municipal.

Para fechar com chave de ouro vai acontecer no dia 05 de Novembro, a gala “Boa Vista Empreende”.

Neste dia serão entregues os prémios das actividades realizadas, mas também uma oportunidade para distinguir duas empresas/entidades que se destacaram na ilha nas áreas como Responsabilidade Social e Turismo e Sustentabilidade.