ANAS apresenta relatório do Plano Diretor de Água e Saneamento na Boa Vista

Ambiente Água E Saneamento

ANAS apresenta relatório do Plano Diretor de Água e Saneamento na Boa Vista

No início de Abril (08), o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Hércules Vieira, esteve na Boa Vista, onde apresentou o relatório intermédio da 1ª fase do Plano Diretor de Água e Saneamento da Boavista (PDAS) e o relatório do diagnóstico da Avaliação Ambiental, Social e Estratégica do referido plano.

O Plano Diretor de Água e Saneamento (PDAS) da ilha da Boa Vista, a desenvolver num horizonte temporal de 20 anos (2016 a 2036), destina-se a concretizar os princípios e diretrizes do Plano Estratégico Nacional de Água e Saneamento (PLENAS) e a dar cumprimento ao disposto no Código da Água e Saneamento.

Com a execução cumprir-se-á assim com os objectivos de sustentabilidade definidos pelas Nações Unidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Por sua vez, a Avaliação Ambiental, Social e Estratégica tem como objectivo incorporar valores ambientais, sociais e de sustentabilidade no processo de decisão associado à elaboração do PDAS, contribuindo assim para que o Plano adopte soluções mais sustentáveis.

Esta avaliação permite ainda que durante a sua implementação sejam prevenidos, evitados ou minimizados os potenciais efeitos ambientais e sociais negativos no território, maximizando os potenciais benefícios.

Com este encontro pretendeu abrir um espaço de debate e socialização do PDAS, junto às instituições locais, a Câmara Municipal, sector privado ligado ao sector da Água e Saneamento e, assim, criar-se as condições para a sua validação e continuidade das fases seguintes.