IIIª Gala Municipal do Empreendedorismo

Banner Gala Empreendedorismo Site

IIIª Gala Municipal do Empreendedorismo

A Câmara Municipal da Boa Vista, em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), realiza no dia 10 de Dezembro, pelas 18h00, no Centro de Artes e Cultura, a 3ª Gala Municipal do Empreendedorismo, sob o lema “Inovar para Transformar”.

Trata-se de uma ocasião para galardoar empresas/instituições que se destacaram no âmbito do empreendedorismo e inovação e responsabilidade social, bem como premiar os vencedores dos concursos “Jovem Empreendedor” e “concurso de Ideias de Negócios Criativas e Inovadoras”.

O “Prémio Jovem Empreendedor” da autarquia boavistense conta com o apoio da ADEI, com o intuito de premiar e valorizar jovens empresários em fase de criação ou desenvolvimento de negócios em qualquer sector de actividade.

O concurso de “Ideias de Negócios Criativas e Inovadoras” é destinado aos jovens do 3º ciclo da Escola Secundaria da Boa Vista, com vista a estimular o espírito empreendedor e o investimento jovem na ilha.

Os dois concursos estiveram abertos ao público até o dia 23 de Novembro e no total foram entregues 6 projectos candidatos ao “Prémio Jovem Empreendedor e 32 projectos para o concurso “Ideias de Negócios Criativas e Inovadoras”.

Os projectos vencedores entre vão ser conhecidos na quinta-feira, na terceira Gala Municipal do Empreendedorismo.
A 3ª edição do “Boa Vista Empreende” deu início a 05 de Novembro com uma tertúlia sobre Como vender a “Marca Cabo Verde”, enquanto produto turístico, no Mercado Internacional.

O Startup Weekend entrou para a programação do “Boa Vista Empreende” e trouxe aos jovens boavistense a possibilidade de conhecer novas ferramentas e de criarem os seus próprios negócios.
O evento foi realizado pela vez na ilha da Boa Vista, contou com 40 participantes que desenharam vários projectos interessantes para o desenvolvimento do Município.

De entre esses projectos, o grupo Ecoturismo saiu como vencedor, como segundo classificado posicionou o projecto da Queixaria da Boa vista e na 3ª posição o projecto da criação de uma Casa Funerária nesse Município.

O Startup Weekend é um evento que dura 54 horas ao longo de um fim-de-semana durante o qual empreendedores, promotores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipas e criar negócios de baixo custo, mas com grande possibilidade de lucro. É o maior do conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 500 cidades em todos os continentes.
Ainda no âmbito do “Boa Vista Empreende” a Câmara juntamente com a ADEI foram realizadas outras actividades, nomeadamente uma sessão de esclarecimentos sobre Regime Especial de Micro e Pequenas Empresas (REMPE), acções de capacitação sobre “Técnicas de transformação Agro-alimentar” e “Gestão de cooperativas e Associações de produção”.

A estilista Wanda Fernandes apresentou ao público boavistense a sua nova colecção “African Print”.

Sob a coordenação do presidente da ADEI, Frantz Tavares, teve lugar a primeira edição do Bubista Business Meeting com o tema Desafios e Oportunidades para a Diversificação da Economia da Boa Vista”.

O fórum sobre Empreendedorismo desta vez trouxe ao painel de debate dois temas pertinentes para o arquipélago e para Boa Vista em particular. O palestrante Dr. Adilson Semedo abordou a “Educação Financeira, uma aprendizagem para toda Vida”, e Coordenador da ADEI na ilha da Boa Vista, Dr. Luiz Semedo ministrou o painel sobre “Ferramentas para a Promoção do Empreendedorismo: Brochuras de Oportunidades de Negocio e Guia Pratico de Empreendedor”.

Na localidade de João Galego vai ser realizado, no dia 13 de Dezembro, uma feira denominada de “Festi Cabra”, com exposição de animais e produtos agro-pecuários, gastronomia tradicional, jogos tradicionais, música tradicional ao vivo e concurso de animais.